top of page

Veja alguns alimentos inimigos do refluxo


O refluxo acontece quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, principalmente após as refeições, o que acaba causando sintomas como queimação, dor ao engolir e regurgitação. O tratamento do refluxo gastroesofágico consiste em realizar algumas alterações nos hábitos alimentares, mas em alguns casos o médico especialista poderá recomendar o uso de algum medicamento.


Os alimentos que nós consumimos são os principais influenciadores na quantidade de ácido que é produzida no estômago. A eliminação desses alimentos, será essencial para melhorar os sintomas de refluxo. Separei alguns alimentos para você evitar se estiver com sintomas.

Os alimentos gordurosos fazem digestão de forma muito lenta e permanecem por mais tempo no estômago, retardando o esvaziamento gástrico, aumentando a produção de ácido e a probabilidade dos aparecimentos dos sintomas de refluxo.


A cafeína também é um dos alimentos para ser evitado, pois ele é um composto estimulante, podendo irritar a mucosa do estômago e favorecer o refluxo. Café, chá preto, chá verde, chá mate, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolates deverão ser evitados.


As bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, que são fermentadas, também irritam o estômago e aumentam a produção de ácido. Bebidas gaseificadas também devem ser evitadas, pois elas aumentam a pressão dentro do estômago. Menta e alimentos com sabor de menta irritam a mucosa gástrica e também deve ser evitada.


Por fim, pimentas, molhos picantes e temperos são também, grandes inimigos do refluxo, pois elas também são irritantes da mucosa do estômago e favorecem o aumento da acidez, resultando nos sintomas de refluxo.


Caso você tenha alguns dos sintomas citados acima, procure um especialista, pois ele irá fazer o diagnóstico e passar o melhor tratamento para o seu caso.


0 comentário
bottom of page