top of page

Tudo que você deve saber sobre a intolerância alimentar


intolerância alimentar

Muitas pessoas possuem dúvida quando o assunto é intolerância alimentar. Por isso, decidi separar um texto para falar sobre tudo que envolve essa limitação do corpo humano! A intolerância alimentar se manifesta quando determinados alimentos causam problemas digestivos após a ingestão. Entre os mais comuns estão: intolerância à lactose, ao glúten, à frutose, à sacarose, ao milho e à levedura.


Ela é decorrente da ausência de enzimas responsáveis por digerir e absorver determinado alimento, fazendo com que este fique no estômago e sature, desencadeando sintomas que causam o mal-estar do portador.


A doença atinge mais de 40% da população brasileira e está ligada a anticorpos chamados IgG, em que ocorre uma reação imunológica contra determinadas proteínas presentes nos alimentos, causando sintomas de dores abdominais, constipação, diarreia, enxaqueca, entre outros.


Intolerância alimentar não tem cura e o tratamento é feito durante toda a vida da pessoa. No entanto, nos casos em que se evita o alimento que desencadeia a alergia, a intolerância não atrapalha a rotina. Caso você apresente sintomas de intolerância alimentar, procure um gastroenterologista!


0 comentário
bottom of page