top of page

Sintomas do Covid-19 podem se manifestar primeiro no sistema digestivo




Pacientes infectados pela Covid-19 são propensos a apresentar manifestações do trato gastrointestinal e quase metade deles relata um sintoma digestivo, além de febre e/ou problemas respiratórios.


Os sintomas do trato gastrointestinal podem aparecer antes dos sinais respiratórios, o que pode atrasar o diagnóstico e levar à infecção de mais pessoas, e incluem diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal.


De acordo com o Wuhan Medical Treatment Expert Group for Covid-19, cerca de 3% dos pacientes podem ter somente os sintomas digestivos. Além disso, em comparação com pessoas sem esses sinais, indivíduos que apresentam problemas gastrointestinais possuem maior risco de evolução grave da doença.


Falta de apetite, náusea, vômito, diarreia e outros sintomas gastrointestinais estão presentes em 45% dos pacientes diagnosticados com Covid-19. De forma mais rara, em 5% dos casos, apenas esses tipos de sintomas são apresentados pelos infectados com o coronavírus. A presença desses e outros sintomas, como diminuição ou perda do paladar e do olfato, além de dores abdominais, água na barriga e inflamação no pâncreas e/ou fígado, pode indicar que o quadro do paciente é mais grave.


Acredita-se que os sintomas digestivos ocorram porque o vírus entra nas células-alvo através de um receptor encontrado no trato gastrointestinal superior e inferior. Os receptores aos quais o vírus se conecta são expressos em níveis quase 100 vezes superiores nos órgãos gastrointestinais em comparação com os órgãos respiratórios.


Os cientistas disseram que, como os testes de Covid-19 têm se concentrado basicamente em pacientes com sintomas respiratórios, é possível que haja um grande número de pacientes não-diagnosticados e que tenham tido uma versão menos grave da doença transmitindo o vírus sem saber.


Se você acredita estar com problemas digestivos por conta do coronavírus, a mensagem é clara: mantenha-se hidratado. Você pode tentar soluções de reidratação oral compradas em farmácia.


Certifique-se de lavar as mãos regularmente e de se manter em isolamento. Se você acha que não consegue se manter hidratado e sente que os sintomas estão piorando, procure um médico.


0 comentário
bottom of page