top of page

Câncer colorretal: saiba os sintomas e causas


Você sabia que o câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou em sua porção final, que no caso seria o reto? Isso mesmo, além disso, o câncer colorretal é o terceiro mais frequente em homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente em mulheres, ficando atrás somente do câncer de mama.


Na maioria dos casos, o câncer colorretal se origina a partir de um pólipo adenomatoso, que ao longo dos anos sofre alterações progressivas em suas células. A principal forma de prevenção do câncer colorretal é através do seu rastreamento por exames como colonoscopia, pois, através desse exame é possível fazer a detecção e retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.


Na maioria das vezes, o câncer colorretal é uma doença silenciosa, aparecendo os primeiros sintomas só na fase mais avançada da doença. As principais alterações que devem chamar a sua atenção são: presença de sangue misturado às fezes, alteração no hábito intestinal que cause diarreia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal.

Sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal, fadiga, perda de peso e anemia crônica também são alguns sintomas do câncer colorretal.


Para prevenir o câncer colorretal é ideal que as pessoas comecem a ter uma alimentação mais balanceada, evitando bebidas alcoólicas e comer muita carne vermelha. A ingestão de verduras, frutas, grãos e alimentos integrais, irá regular o hábito intestinal, com isso, ajuda a prevenir o câncer colorretal.


0 comentário
bottom of page