top of page

Saiba mais sobre a intolerância alimentar

  • 26 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

Intolerância

A intolerância alimentar pode aparecer a qualquer momento e em todas as fases da vida, mas sendo mais comum e frequente conforme as pessoas vão ficando mais velhas. Esse problema acontece porque a digestão se torna mais lenta, pelo fato de o corpo diminuir sua produção de enzimas, utilizadas na decomposição dos alimentos. Por conta dessa dificuldade de absorção de alguns nutrientes, o organismo retém a substância, ficando acumulada no estômago.


O paciente que sofre com intolerância alimentar, sente os sintomas logo após o consumo do alimento. Os principais sintomas são náuseas, vômito, dores de estômago, prisão de ventre ou diarreia, além de poder causar irritabilidade e enxaqueca. Os primeiros sinais demoram apenas algumas horas para começarem a surgir.


Dependendo do caso, a pessoa consegue ingerir pequenas quantidades do alimento. Isso quer dizer que identificar o alimento que está causando o problema pode ser bem mais difícil do que parece. Por isso, é de extrema importância buscar ajuda médica, para ele indicar os exames específicos para identificar qual é a substância causadora da intolerância.


O diagnóstico da intolerância alimentar é feito principalmente através da análise dos sintomas apresentados. Isso mostra que, fazer exames de rotina e manter um diário alimentar são algumas tarefas importantíssimas para identificar corretamente uma intolerância alimentar. Seu médico poderá te ajudar a interpretar os sinais, além de descartar o diagnóstico de outras patologias com sintomas similares.


Comments


bottom of page