Por que manter o acompanhamento médico após a bariátrica?
- 1 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

É de conhecimento geral que a bariátrica é um procedimento complexo. Além de possibilitar uma série de benefícios e ganhos na estética, autoestima e saúde dos pacientes, a cirurgia envolve grandes alterações no funcionamento do trato digestivo. Por isso, o risco de complicações está sempre presente, mesmo após anos da sua realização.
No pós-operatório, a atuação conjunta de diferentes especialistas contribui para que a readaptação do paciente seja mais tranquila e sua recuperação mais rápida. Ou seja, é preciso respeitar o período pós-cirúrgico e estar disposto a fazer uma série de mudanças na vida. Essa fase demanda cuidados e mudanças para lidar da melhor maneira possível com os efeitos e sintomas adversos, tornar implicações menos agressivas e manter os resultados obtidos, preservando sua saúde e sua satisfação com os resultados.
Um dos principais desafios de quem passa pela redução do estômago é a manutenção do percentual de peso corporal perdido. Isso é bastante comum por falta de preparo psicológico para mudar e manter um novo estilo de vida do paciente, principalmente porque abandonaram o acompanhamento médico.
Não se esqueça: a cirurgia bariátrica é um procedimento efetivo e seguro, desde que o paciente tenha disciplina e o compromisso em seguir todas as orientações, principalmente a manutenção do acompanhamento médico.
Comentarios