top of page

Pedra na vesícula: 5 sintomas e 5 alimentos que ajudam na prevenção



A pedra na vesícula, ou colelitíase, é definida pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso ocorre por conta de um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.


Como toda doença, quando a pedra na vesícula surge, é comum que sintomas sejam manifestados, mas também existem casos que são assintomáticos.


A doença costuma se manifestar em pessoas acima dos 40 anos de idade, obesos, fumantes, pacientes com diabetes e colesterol elevado, sendo mais comum em mulheres.

Veja abaixo os 5 sintomas mais comuns da pedra vesícula


1 Dor abdominal


A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda, especialmente quando os cálculos são maiores ou pequenos, mas em maior quantidade.


Essa dor abdominal pode vir acompanhada de também dores de cabeça, febre e calafrios. Quando uma pedra migra para o ducto biliar, impedindo a passagem da bile, uma forte pressão é exercida como tentativa de desobstruir o caminho para o intestino. O paciente costuma apresentar fortes cólicas no lado direito do tronco, principalmente uma hora após as refeições. Essa dor se inicia de forma muito rápida e intensa e cessa com o passar de algumas horas, reduzindo lentamente.


2 Icterícia (ou amarelamento da pele e olhos)


A icterícia é o amarelamento da pele, mucosas ou das escleras (a parte branca dos olhos), e ocorre quando a bilirrubina se acumula e se deposita nos tecidos corporais.

Isso ocorre por conta da substância que é formada pelos restos dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue.


Em condição normal, toda a bilirrubina é levada pela corrente sanguínea e, em seguida, é eliminada pelo intestino. Na colelitíase, o fluxo da bile é interrompido por uma pedra no ducto colédoco, que impede o líquido de passar do fígado para a vesícula, onde fica armazenado.


Dessa forma, a bile, rica em bilirrubina, volta para o fígado e é distribuída pelas mais diversas partes do organismo pelo sangue.


3 Diarreia e fezes esbranquiçadas


A principal função do suco biliar é ajudar o organismo a digerir as gorduras. No funcionamento normal, a vesícula biliar se contrai quando a digestão começa e, principalmente, quando há presença de alimentos gordurosos.


Se a bile não encontrar os alimentos, a gordura não será digerida, o que é uma causa de diarreia. Nesse caso, há aumento do número de evacuações e as fezes se tornam amolecidas ou aguadas, sendo bastante volumosas.


A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Esse pigmento dá às fezes a coloração amarronzada ou castanha escura habitual. No entanto, como ela não chegará ao intestino, o bolo fecal fica esbranquiçado ou pálido.


4 Urina com coloração escura


A bilirrubina acumulada nos tecidos não será excretada pelo intestino da forma correta. Dessa forma, o organismo cria um mecanismo compensatório e, geralmente, o excesso dessa substância será eliminado pela urina.


Dessa forma, é comum que pacientes com pedra na vesícula urinem um líquido de coloração escura.


5 Inchaço abdominal, náuseas e vômitos


Apesar de, na pedra na vesícula, sintomas como esses não serem específicos, os casos de náuseas, vômitos e inchaço do abdômen podem indicar a doença quando acompanhado dos demais sintomas citados acima.


5 alimentos que ajudam na prevenção da pedra na vesícula


1 Leguminosas - feijão, grão de bico, ervilhas e lentilha são fontes de fibras e auxiliam o trânsito intestinal, melhorando a digestão de gordura, e reduz o colesterol (o excesso de colesterol na bile leva à formação de pedras).

2 Pimenta vermelha – com ação anti-inflamatória e termogênica, a pimenta ajuda a reduzir o nível de colesterol.


3 Frutas cítricas – ricas em vitamina C, elas facilitam o equilíbrio entre os colesteróis e os ácidos biliares.


4 Carnes magras – rica em proteínas, as carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos, incluindo a vesícula. Dê preferência a carnes como coxão mole, patinho ou filé de frango.

5 Cafeína - impede o aumento da concentração de colesterol na vesícula e, assim, a formação dos cristais que levam às pedras no órgão.

0 comentário
bottom of page