top of page

Como a obesidade pode aumentar as chances do câncer de mama e de colo de útero


Você, mulher, está com seus exames em dia? Já realizou uma Mamografia esse ano? Saiba que sua saúde está em suas mãos! O diagnóstico precoce de ambas as doenças, em grande parte dos casos, aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Além disso, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

De acordo com os pesquisadores da University of Fribourg, pacientes com obesidade estão mais propensas a apresentar metástases. Os pesquisadores explicam que a obesidade, que afeta mais de meio bilhão de adultos em todo o mundo, é um fator de risco bem conhecido para muitos tipos de câncer, incluindo o de mama.

As complicações sistêmicas derivadas da obesidade, incluindo inflamação, resistência à insulina e hiperglicemia, já têm sido exploradas como potenciais causadoras ou contribuintes para o aumento do risco e progressão do câncer de mama.

No entanto, os mecanismos responsáveis por esta associação em pacientes, especialmente na pós-menopausa, ainda não estão claros, em parte devido à ampla gama de condições associadas à obesidade.

A Agência Internacional de Pesquisas em Câncer estima que cerca de 25% dos tumores de mama ao redor do mundo sejam decorrentes de obesidade e sedentarismo, dois fatores frequentemente coexistentes e indissociáveis.

Assim, nota-se que o aumento da incidência desta forma de tumor está diretamente associado a mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida.

Mulheres com sobrepeso ou obesidade podem ter elevação de cerca de 50% a 250% de risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Estudos epidemiológicos sugerem que a realização de cerca de 3 a 4 horas de exercícios moderados a vigorosos semanalmente sejam capazes de reduzir em 30% a 40% o risco de câncer de mama em mulheres sedentárias.

Da mesma forma, divulgação e promoção de hábitos alimentares saudáveis devem ser promovidos e estimulados.

Por isso, previna-se! Prevenção também é um ato de amor-próprio!


bottom of page