top of page

Veja quais são os dois tipos de refluxo

  • 29 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Refluxo

A doença do refluxo acontece quando o conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago com frequência e em quantidade maiores do que o normal, fazendo que cause lesões no próprio esôfago ou na mucosa da via aérea. O refluxo é causado por diversos fatores, como alimentação errada, estresse, obesidade, tabagismo, abuso de álcool e medicamentos.


Existem dois tipos de refluxo: o refluxo gastroesofágico e o laringofaríngeo. Ambos acontecem pela incapacidade de nosso sistema digestivo de impedir o excesso de retorno desse conteúdo ácido. Os sintomas desse problema variam em intensidade, pois essa depende do número de vezes em que o refluxo acontece e da quantidade de substância ácida refluída.


O refluxo gastroesofágico é a apresentação mais conhecida dessa doença. Os principais sintomas são a queimação, regurgitações, azia e desconforto abdominal após as refeições, que são causadas pela queimadura e lesão da mucosa do esôfago. Quando não tratadas, essas lesões podem se tornar mais graves e profundas, podendo até aumentar o risco de câncer.


O refluxo laringofaríngeo é quando durante os episódios de refluxo, a secreção ácida sobe e atravessa o esôfago, chegando à garganta, e até mesmo no nariz e pulmões. Essa doença é diagnosticada clinicamente, com base nos relatos dos pacientes e muitas vezes através de exames. Em alguns casos, alguns exames complementares podem ajudar, como a endoscopia digestiva.


Em caso de algum dos sintomas citados acima, procure um médico imediatamente, para que ele faça o diagnóstico e inicie o tratamento mais adequado para o seu caso.


コメント


bottom of page