Veja o que são as neoplasias no sistema digestivo
- 30 de set. de 2021
- 1 min de leitura

Neoplasia é quando um tecido do corpo se comporta de maneira anormal, fazendo com que as células se proliferem excessivamente. Essas lesões tumorais podem ser benignas ou malignas, além de ressaltar que a neoplasia maligna é chamada de câncer.
Então, dessa forma, vemos que as neoplasias no sistema digestivo são alterações que abrangem os tecidos do estômago, fígado, esôfago, intestinos, pâncreas, vias biliares ou na vesícula biliar. Quando se trata de uma neoplasia no sistema digestivo benigna, o crescimento é mais lento e mais próximo ao de um tecido normal.
Além disso, elas costumam ser removidas com cirurgias sem necessidade de grandes ressecções, tendo a cura completa do paciente e não oferece risco de espalhar para outras regiões do corpo.
Já as malignas no sistema digestivo ocorre a multiplicação acelerada de células, podendo se infiltrar na estrutura de órgãos adjacentes. A neoplasia pode se disseminar para outras regiões mais distantes. Mas, existe cura, dependendo do caso, do diagnóstico precoce e do tratamento indicado pelo especialista.
Os tratamentos das neoplasias do sistema digestivo vão depender de cada tipo de lesão, do momento do diagnóstico, se há lesões distintas ou não e do estado geral do paciente. No caso das benignas, o tratamento pode ser feito por via endoscópica. Já no caso das malignas, o tratamento pode ser cirúrgico, associado ou não a um tratamento adjuvante, que são quimio ou radioterapia.
Comments