Reposição de vitaminas e minerais no pós-bariátrica
- 17 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

A cirurgia bariátrica está deixando de ser um tabu e virando cada vez mais uma realidade no Brasil, já que o número de obesos infelizmente segue crescendo. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos na população com mais de 20 anos mais que dobrou entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Estima-se que esse número esteja ainda maior em 2022.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), mostram que o número de cirurgias bariátricas como opção ao tratamento da obesidade também vem aumentando ano a ano: cresceu quase 85% entre 2011 e 2018, alcançando cerca de 424 mil cirurgias no período.
No texto de hoje, vou listar as principais vitaminas e minerais que devem ser repostas no pós-cirúrgico da bariátrica. A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:
Zinco 15mg
Ácido fólico 400mcg
Biotina 30mcg
Vitamina K 120mcg
Selênio 34mcg
Ferro 18mg
Cobre 2mg
Para que tudo ocorra bem durante esta fase, também é necessário que o paciente tenha uma boa alimentação e que pratique exercícios após o tempo de recuperação mínimo. Para mais informações, entre em contato com o seu médico, já que cada caso é único e deve ser acompanhado por um profissional.
Commentaires