top of page

Ossos fracos podem ser consequência de problemas no sistema digestivo



Nem sempre os problemas no intestino estão relacionados diretamente à prisão de ventre. O sistema digestivo é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo, então, muitas vezes, as consequências dos distúrbios sofridos por ele podem aparecer em outras regiões. Nossos ossos, por exemplo, são bastante dependentes do trabalho estomacal.


Já reparou que tem pessoas que sofrem fraturas constantemente em diversas partes do corpo? Isso está relacionado à osteoporose, doença que deixa os ossos mais finos, ocos e sensíveis. A relação com o sistema digestivo é que, em muitos casos, dependendo do alimento consumido, nosso estômago acaba produzindo ácido em excesso.


Com isso, minerais importantes para a fortificação dos ossos como o cálcio e o magnésio acabam sendo mal absorvidos pelo intestino. Consequentemente, deixam de ir para as regiões do corpo humano que os necessitam. Sem eles, os ossos acabam ficando mais frágeis e sujeitos a fraturas.


Outro fator essencial para a fraqueza dos ossos é por conta da ausência de vitamina K, produzida pelo nosso intestino após a devida ingestão dos alimentos que a contêm. Se o órgão não estiver em uma boa condição higiênica, há um déficit na produção dessa vitamina. Como resultado, os ossos também tendem a ficar menos saudáveis.


Pode-se perceber, então, que a forma como nos alimentamos interfere diretamente no funcionamento de muitas outras partes do nosso corpo. O cuidado com a nossa dieta, portanto, deve ser constante, pois é a nossa saúde que está em jogo. Nós somos o que comemos!

0 comentário
bottom of page