top of page

Cuidados extras no verão! Veja como evitar uma intoxicação alimentar




O verão, além de ser uma época marcada por calor, praia, piscina e muitos dias de sol, também é lembrada pelas intoxicações que pode trazer. Com muitas viagens e Carnaval à vista, o número de casos de infecção alimentar tende a aumentar.


Esse problema ocorre por conta da ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, toxinas ou até mesmo fungos e componentes tóxicos encontrados em certos vegetais e produtos químicos.


A contaminação pode acontecer durante a manipulação, preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos. Em crianças e idosos, a atenção deve ser redobrada, já que pode ser uma doença grave.


Sintomas


Os primeiros sintomas provocados pela intoxicação podem surgir apenas 3 dias depois da ingestão do alimento contaminado. Os efeitos são: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas e mal-estar. Nos quadros mais graves, pode haver desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.


Caso contraia intoxicação alimentar, é recomendado fazer repouso absoluto e ingerir muito líquido. Nos casos de perda maior de líquidos e risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos, com auxílio de antibióticos específicos.


Confira algumas dicas abaixo para evitar a contaminação nesses dias de férias

Lave bem as mãos antes das refeições ou de lidar com alimentos; Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira ou no freezer; Lave os utensílios de cozinha, especialmente depois de ter lidado com alimentos crus; Evite comer carne crua e mal passada, qualquer que seja sua procedência; especialmente a carne e os miúdos de frango, assim como os ovos, devem ser bem cozidos porque são os transmissores mais comuns da bactéria Salmonela; Não se esqueça de que ovos crus são ingredientes de pratos como a maionese e certos doces; Só tome leite fervido ou pasteurizado; Mergulhe verduras e hortaliças que serão ingeridas cruas numa solução de água com hipoclorito de sódio ou preparada com uma colher de água sanitária para cada litro de água; Não ingira alimentos em conserva cujas embalagens estejam estufadas ou amassadas; Mesmo que estejam dentro do prazo de validade, não consuma alimentos que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados.


Seguindo essas recomendações, você pode curtir o ano todo com muito mais tranquilidade!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page