top of page

Causas, sintomas e prevenção da intoxicação alimentar

  • 19 de set. de 2019
  • 1 min de leitura

ree

A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contaminados por alguma substância ou estragados, pois, neste estágio, possuem maior quantidade de bactérias e vírus.


O acúmulo de bactérias pode ocorrer pela exposição do alimento ao ar livre ou quando ficam armazenados por muito tempo ou de forma incorreta. Na maioria dos casos, esses alimentos são: a carne crua, frango, peixe e ovos.


Crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com baixa imunidade estão mais propensas à intoxicação, que pode ocorrer também na manipulação dos alimentos. Entre os sintomas mais comuns, estão: náusea, vômito, dor abdominal, cólica, diarreia e febre.


Alguns simples hábitos pode prevenir o problema: lavar as mãos, utensílios e alimentos antes de usar, preparar bem os alimentos no tempo certo de cozimento e refrigerá-los de forma adequada.


Na maioria das vezes, os sintomas da intoxicação alimentar desaparecem após alguns dias. Entretanto, existem casos que podem ser mais sérios e demandam cuidados especiais. Por isso, quando os sintomas persistirem, o ideal é procurar um médico especialista para investigar mais a fundo e iniciar os devidos tratamentos.

 
 
 

Comentários


bottom of page