top of page

A real explicação por trás do “frio na barriga”

  • 22 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


Quem é que nunca sentiu aquela sensação estranha no estômago diante de uma situação de risco, ansiedade ou até mesmo aventuras saudáveis? Conhecida por muita gente como “frio na barriga”, essa sensação tem uma explicação fisiológica desconhecida pela maioria das pessoas e que, na verdade, pode servir até mesmo como um sexto sentido.


Mas, afinal, você sabe o que realmente acontece com o nosso corpo nessas situações?


Situação de perigo


O nosso corpo é capaz de cuidar de si próprio sem precisar da nossa ajuda. Por isso, quando o cérebro entende que estamos em uma situação de risco, ele automaticamente emite sinais para todo o corpo, preparando-o para reagir à situação.

Nesse processo, ocorre grande liberação de adrenalina, aumentando a nossa frequência cardíaca para bombear sangue mais rápido, liberar uma maior quantidade de glicose no fígado e, principalmente, para direcionar o sangue para os músculos dos braços e das pernas, preparando-nos para defesa ou fuga.

Entretanto, quando o fluxo sanguíneo é redirecionado com prioridade para os membros, ocorre uma escassez de sangue no intestino, resultando na diminuição do processo digestivo. Com isso, os nervos sensoriais do estômago avisam que o órgão não está feliz com a situação, resultando nessa sensação que chamamos de “frio na barriga”.


Montanha-russa


Além do sangue, alguns outros líquidos também percorrem o nosso corpo. Quando estamos fora de perigo e nos submetemos a uma aventura saudável, como um passeio de montanha-russa, por exemplo, a sensação no corpo se deve ao movimento do suco gástrico.

Isso acontece porque, quando estamos parados ou em movimento constante, a força gravitacional leva esse líquido para a parte de baixo do órgão, o que não é perceptível à nossa sensibilidade. Porém, o movimento do carrinho da montanha-russa faz com que não somente o líquido esteja “caindo”. Como nosso corpo segue o mesmo movimento, o líquido deixa de exercer a força gravitacional sobre a parte de baixo do estômago.

É como se o suco gástrico estivesse flutuando dentro do estômago e a diminuição da pressão que o líquido deve fazer na parede desse órgão é interpretada pelo nosso cérebro como um “friozinho” na barriga.


Mal-estar em viagens


Essa sensação está na categoria de mal-estar. A lógica acaba sendo a mesma da montanha-russa, a diferença é que, quando estamos viajando de carro ou ônibus, acabamos sendo sacolejados pelas constantes curvas do veículo, fazendo com que o líquido do nosso estômago seja jogado contra as paredes laterais do órgão, gerando desconforto.

Não há muito o que fazer para evitar a ocorrência desses sintomas diante de casos como os citados, mas essa sensação de “frio na barriga”, de certa forma, pode servir como um sexto sentido que nos indica se estamos caindo, virando para os lados, sendo pendurados etc., somente com a sensação de movimento de líquidos no interior do nosso corpo, sem que seja necessário utilizar um dos cinco sentidos oficiais.

 
 
 

Opmerkingen


bottom of page