top of page

Conheça os 4 tipos de endoscopia


A endoscopia é um exame utilizado para que o médico veja a parte interior do corpo do paciente. No começo, esse procedimento era utilizado apenas em partes como o esôfago, estômago e cólon. Mas, com o decorrer do tempo, os especialistas sentiram a necessidade de utilizar esse método em outros órgãos do corpo humano, foi aí então que surgiram outros tipos de endoscopia.


Os outros tipos de endoscopia utilizadas pelos médicos atualmente são: broncoscopia, cistoscopia, colonoscopia e gastroscopia.


1 – Broncoscopia:

O primeiro tipo de endoscopia encontrado é a broncoscopia. O uso desse exame é para analisar com detalhes toda região da traquéia, dos brônquios e uma parte dos pulmões. Esse procedimento é realizado através da introdução do broncoscópio na boca ou no nariz.

O médico irá solicitar esse exame dependendo do tipo de queixa ou quadro clínico do paciente. Na maioria das vezes será solicitado quando: o paciente expele sangue pelas vias respiratórias, alteração no exame de radiografia, tosse frequente sem causa aparente, suspeita de tuberculose e outras infecções pulmonares como a bronquite ou a bronquiolite.


2 – Cistoscopia:

O segundo tipo de endoscopia é a cistoscopia, que é um exame geralmente indicado por um urologista. Cistoscopia é um exame no qual é inserido um cistoscópio na região da uretra. Após introduzir o equipamento, o especialista introduz uma quantidade de soro fisiológico para que a bexiga se expanda e tenha uma melhor visualização do órgão.

Esse procedimento tem como objetivo auxiliar no diagnóstico de várias complicações. Como os casos de inflamações ou cálculos, tumores, alterações no trato urinário, endometriose ou infecções urinárias.


3 – Colonoscopia:

A colonoscopia é mais um tipo de endoscopia. Esse procedimento é muito importante, pois é capaz de contornar doenças graves como o câncer de cólon. Para realizar o exame é usado o colonoscópio, que é inserido no ânus do paciente e direcionado até o intestino delgado.

Dessa forma é possível verificar se há qualquer tipo de alteração no local. Esse exame pode identificar variadas condições, que vão desde pólipos e inflamações úlceras, tumores e lesões.


4 – Gastroscopia:

O quarto e último tipo é a gastroscopia, que nada mais é do que a conhecida endoscopia. Ela serve para avaliar os órgãos do sistema digestivo, como esôfago, estômago e duodeno. O exame é feito através da introdução do endoscópio pela boca do paciente.

Esse exame é recomendado quando o especialista suspeita de alterações nas regiões citadas. Na maioria das vezes acontece quando o paciente apresenta dificuldade de engolir, sofre dores abdominais e outros.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page