Conheça a importância do sistema digestório para o organismo
- 6 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Um dos principais sistemas do corpo humano, o sistema digestório, também conhecido como sistema digestivo ou gastrointestinal, é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo.
Esse sistema é constituído por diversos órgãos, que atuam em conjunto com o objetivo de desempenhar várias funções, como: Promover a digestão de proteínas, carboidratos e lipídeos dos alimentos e bebidas consumidos; absorver líquidos e micronutrientes; fornecer uma barreira física e imunológica para microrganismos, corpos estranhos e antígenos consumidos com o alimento.
O sistema digestivo é constituído por órgãos que permitem alimentos e bebidas serem ingeridos. Esse sistema se estende da boca ao ânus. Esses são seus órgãos:
Boca: responsável por receber o alimento e triturá-lo, para que possam ser digeridos com mais facilidade.
Esôfago: responsável por transportar alimentos e líquidos da cavidade oral para o estômago
Estômago: armazena temporariamente os alimentos ingeridos.
Intestino delgado: responsável pela maior parte da digestão e absorção dos alimentos e recebe as secreções do pâncreas e do fígado.
Intestino grosso: onde ocorre a absorção de água e eletrólitos. Esse órgão também é responsável por armazenar temporariamente produtos finais da digestão que servem como meio para síntese bacteriana de algumas vitaminas.
Reto e ânus: local onde ocorre controle a defecação
Como acontece o processo digestivo?
Agora que eu apresentei os órgãos que fazem parte do sistema digestivo, chegou a hora de dizer como é feito o processo digestivo. Ele é dividido em três etapas, são elas:
Digestão na cavidade orofaríngea
Na boca, os dentes trituram e esmagam os alimentos em partículas menores, com isso, é formado o bolo alimentar, que é umedecido pela saliva. Além disso, há liberação de uma enzima digestiva, a amilase salivar, que inicia a digestão do amido constituinte dos carboidratos.
A digestão do amido na boca pela ação da amilase é mínima e sua atividade é inibida no estômago devido a presença de substâncias ácidas. O bolo alimentar atravessa a faringe, sob controle voluntário, e esôfago, sob controle involuntário, chegando ao estômago.
Digestão no estômago
Nesse órgão, as secreções produzidas são ricas em ácido clorídrico e enzimas e são misturadas ao alimento. Na presença do alimento no estômago, a pepsina, que é uma das enzimas presentes no estômago, é secretada em sua forma inativa e convertida em pepsina pela ação do ácido clorídrico. Essa enzima desempenha papel fundamental no processo de digestão das proteínas, alterando sua forma e tamanho.
Após processamento do alimento pelo estômago, o bolo alimentar é liberado em pequenas quantidades no intestino delgado de acordo com as contrações do estômago.
Digestão no intestino delgado
Esse é o órgão mais importante para a digestão e absorção dos alimentos e nutrientes. Na parte inicial do intestino delgado, ocorre a digestão e absorção da maior parte dos alimentos ingeridos devido ao estímulo da produção de enzimas pelo próprio intestino delgado, pâncreas e vesícula biliar.
A bile é secretada pelo fígado e pela vesícula biliar e facilita a digestão e a absorção de lipídeos, colesterol e vitaminas. O pâncreas é responsável por secretar enzimas que são capazes de digerir todos os principais nutrientes.
O conteúdo intestinal demora de 3 a 8 horas para chegar até a válvula ileocecal, que serve para limitar a quantidade de material intestinal que passa do intestino delgado para o cólon e impede seu retorno.
Comentarios