top of page

5 dicas de como evitar o refluxo gastroesofágico

  • 30 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Refluxo Gastroesofágico

A Doença digestiva em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar é chamada de refluxo gastroesofágico. É uma doença crônica que ocorre quando o ácido do estômago ou a bile entra no tubo alimentar e irrita a mucosa.


E essa doença, diferente da grande maioria, é completamente evitável. Basta apenas algumas mudanças simples de hábitos na sua rotina, que você poderá se livrar desse tipo de doença.


Por isso, no texto de hoje, vou dar 5 dicas de como evitar o refluxo gastroesofágico! Confira:


Evite alguns alimentos em excesso


Alguns alimentos podem ser amigos do refluxo gastroesofágico, e devem ser evitados! São eles: comidas gordurosas; alimentos apimentados; alimentos ácidos, como tomate e frutas cítricas; hortelã; chocolate; cebolas; café ou qualquer bebida com cafeína; bebidas gaseificadas.


Lembrando que não é proibido ingerir esses tipos de alimentos, mas eles devem ser consumidos com moderação!


Não deite após refeições


Espere pelo menos três horas antes de se deitar, após uma refeição. A gravidade ajuda a manter o ácido do estômago no lugar. Quando você come uma refeição e depois se alonga para dormir você está tirando a gravidade da equação, com isso, o ácido pressiona mais facilmente contra o abdômen e flui para o esôfago.


Não fume


A nicotina relaxa os músculos e interfere na capacidade da saliva em eliminar o ácido do esôfago. Além do vício, o aumento do refluxo gastroesofágico está entre as maiores consequências do fumo.


Não beba


O álcool também pode causar espasmos nos músculos do esôfago. Isso, mais uma vez, provoca o aumento do refluxo gastroesofágico, assim como o fumo.


Eleve a altura da sua cama


Elevar a cabeça da cama em cerca de 30 centímetros ajuda a manter o ácido gástrico no estômago.Coloque um pedaço de madeira, por exemplo, para deixar sua cama um pouco inclinada!


Essas são algumas dicas de como você pode evitar o refluxo gastroesofágico! Caso você apresente algum dos sintomas citados nesse texto, procure um médico para descobrir o grau do seu refluxo!


 
 
 

Comments


bottom of page